domingo, 31 de maio de 2009

Samba de Primeira!

Foto do site



Samba de primeira,pra quem quiser saber onde tem é só clicar.

Moyséis Marques- A cara do samba dos nossos dias.Nota mil!


..

sábado, 30 de maio de 2009

A "ciência" que eu amo e odeio.


Foto dos micos transgênicos.O destaque mostra seus pés iluminados com luz ultravioleta.

A notícia era a seguinte:


"Micos transgênicos passam gene alterado para os filhotes
Comprovação do fenômeno pode ajudar a criar comunidades de animais transgênicos para pesquisa
NOVA YORK - Cientistas demonstraram que macacos transgênicos podem passar o gene implantado para os filhotes, um importante avanço para a criação de animais com versões de doenças humanas, para pesquisa médica.
Embora pesquisadores já criem há tempos camundongos e outros animais transgênicos, dando-lhes material genético extra, os macacos oferecem uma oportunidade promissora de pesquisa médica, por conta de sua semelhança com seres humanos.
...
Cientistas já haviam implantado genes em macacos reso antes, mas o novo trabalho com micos é o primeiro a documentar que os macacos podem passar o gene inserido para as futuras gerações. Isso é importante porque abre caminho para a criação de colônias de macacos transgênicos por acasalamento, o que seria muito mais simples do que o trabalhoso processo de criar cada animal a partir do zero, inserindo genes em embriões.
O trabalho é descrito na edição desta quinta-feira, 28, da revista científica Nature, por pesquisadores do Instituto Central de Animais Experimentais do Japão.

Os pesquisadores esperam usar micos transgênicos para estudar condições como o mal de Parkinson e a esclerose lateral amiotrófica, diz nota do instituto.
Para o estudo, os pesquisadores usaram um gene que faz os tecidos brilhares sob luz ultravioleta, como um modo simples de determinar a presença do gene. Eles puderam o trecho de DNA em um vírus que iria inseri-lo no código genético das células, e então injetaram o vírus em embriões de micos. Desses embriões nasceram cinco micos saudáveis. Todos mostraram evidência do gene.
Mais tarde, esses animais geraram um macho, por fertilização in vitro. O gene se mostrou ativo na pele do filhote."



Eu fico perguntando...onde é,afinal,que vocês pretendem chegar com isso?
A ciência me da alegria ,me enche de esperança e ideias ,mas também me entristece profundamente.Eu não sei bem se sou contra ou a favor dos trangênicos,pois ainda desconheço o assunto totalmente,mas de uma coisa estou certa: Deveriamos tomar mais cuidado com as nossas criações,pois somos muito limitados para prever as consequências destas.
...
Eu amo as ciencias,todas elas,quero um dia ser cientista e criar coisas novas que auxiliem a humanidade etc e tal,mas não acho certo usarmos animais para testes,muito menos "gerar" animais transgênicos para este fim.Não acho mesmo.Fico mortificada só de pensar nos milhares de animais que perdem a vida "em nome da ciência ".E por mais que isso pareça controverso (e é mesmo muito controverso,afinal,eu serei farmacêutica um dia) eu não sinto receio de declarar a pena que sinto das cobaias e a raiva que tenho de quem injetou o primeiro virus em um animal.Uma raiva enorme,ou melhor,um ódio mortal.E será que é tão util assim utilizar um macaco para testar remedios e tratamentos dos quais NÓS iremos nos servir??? Sonho com o dia em que os pobres macacos,os ratinhos e outros animais usados em laboratorio estarão livres dessa exploração estúpida,cega e cruel.
...
Bem vindos ao mundo da ciência e da tecnologia que eu tanto amo,e tanto odeio.
...
" - Ó humanos! Arrogantes e presunçosos,o que é afinal que vocês pensam que estão fazendo com o seu planeta?"
Um marciano,perplexo, me perguntou isso outro dia.
?? Hein??
---> Bote fé...ele perguntaria se a gente tivesse se encontrado. ¬¬ .

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fragmentos I

"Solidão,
no silêncio das estrelas
a ilusão
E eu pensei que tinha o mundo
em minhas mãos
Como um deus
e amanheço mortal...."
(Lenine)

Muito embora digam
que a noite é fria e feita para o sono
meu cerebro cataclísmico
não aprova essa teoria
pois apenas funciona
quando todas as maquinas cessaram de trabalhar.


De noite ,quando sento para ver as estrelas
é que meu dia começa
Quando o sol desce,e as estrelas se acendem
Brilho incandescente ,perturbador
De eras passadas
A claridade se vai
e as idéias vem

Sob a escuridão retumbante
e acomodada na miséria da minha condição humana
É ai então que penso,relembro e escrevo
As linhas tortuosas de meu passado
e os planos reluzentes e esperançosos
do meu futuro.

Eu e as estrelas,
nada mais.
Camila Gabacci

O que eu acho das estrelas....

De noite,quando o dia cessa e as atividades se encerram,
parece até que o dia acabou sem que nada de especial tivesse acontecido
atordoados com nossas perturbações cotidianas: congestionamento,stress,sobrecarga
ICMS,IPTU,IPVA,IPI,ISS,PT,PSDB,FDP,PQP,cansaço,torpor e certa raiva do mundo ;
esquecemos de olhar para o céu e perceber o tamanho do amor de um Ser,a quem chamamos Deus e,que finjimos inutilmente do alto da nossa ignorancia e mesquinhez compreender,
mas que é tão sutil ,tão etereo,infinitamente misericordioso e bom
que nos dá a chance de vislumbrar gratuitamente o passado do universo: belo,luminoso,magnifico e único ...que é o espetaculo das estrelas.

sábado, 23 de maio de 2009

"This is the future"

Foto de Diane Cook e Len Jenshel

"O hotel Imperial histórico de Tóquio combina plantas no telhado com painéis solares elétricos que imitam o formato de um laguinho de jardim. Apesar de este telhado ecológico não ter sido feito para o uso direto das pessoas - como acontece com muitos telhados assim - o espaço fornece vista elegante para quem está nos prédios vizinhos. Tóquio é um dos grandes exemplos de "ilha de calor urbano", em que a densa concentração de construções cobertas com manta asfáltica fez com que a temperatura média subisse nos últimos anos. A cidade tornou os telhados ecológicos obrigatórios, na esperança de provocar esfriamento."

Assim que o homem tomar plena consciência de que é um mero instrumento de aquecimento da Terra,e que com suas ações predatórias destruirá não o seu planeta,mas sim a si mesmo,veremos mais paisagens magníficas como esta que acabo de postar.

Planeta Verde...preciso dizer mais alguma coisa?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tempo

O tempo.Tão precioso e tão cotidiano.
A palavra tempo ,por si só,inspira a idéia de amadurecer.
Tempo que é necessário para as nossas realizações,tempo que nos falta para viver coisas que desejamos e tempo que nos sobra para simplesmente nada fazermos.
As decisões mais importantes que tomamos carecem de tempo para adquirir sentido e corpo,os amores utilizam do tempo para florescer ou padecer.
Nosso tempo é sagrado e nada há contra essa afirmação que prove o contrário.Sagrado,sacro,imutável.Outra qualidade do tempo.
Arrebatador,não observa se precisamos de mais alguns minutos ,apenas passa,passa,perene e indiferente.
A palavra tempo também expressa as qualidades da natureza,sem no entanto fugir de sua ideia principal.Tempo frio,chuva,sol,vento,tempestade,vendaval...atmosfera...são apenas as nuances fisicas de um substantivo de significado tão vasto,afinal,os fenomenos são tao arrebatadores e tão indiferentes quanto o tempo que marca (determina) as horas.São a parcela palpável deste.
O tempo não é um irmão mais velho,nem um pai nem taopouco um avô,é qualquer coisa de maior e mais imponente que isto.O tempo é o senhor de todas as coisas,o patrono que dita as regras e o ritmo da vida, talvèz senhor da vida,esta energia intrinsecamente pulsante em nós,: o tempo é a própria vida, o Tempo ; senhor do tempo.